Quanta

Monitore seu coração

Entenda seu coração

As doenças do coração estão entre as 10 principais causas de morte no mundo. Além do tratamento orientado pelo médico, quando o paciente entende a sua doença, ele se torna mais comprometido com seu tratamento, ajudando, assim, na sua recuperação.
Controle de medicamentos Queixas Agenda de consultas
Quanta
Quanta
Quanta

ESTENOSE DA VALVA AÓRTICA

INTRODUÇÃO
A doença cardíaca valvar é responsável por cerca de 30% de todas as cirurgias cardíacas realizadas no Brasil e por 10 a 20% daquelas realizadas nos Estados Unidos. Um número crescente de idosos desenvolve calcificação da valva aórtica associada à idade. Dependendo do grau de obstrução há uma dificuldade maior ou menor à saída do sangue do coração.

O QUE É ESTENOSE DA VALVA AÓRTICA
A Estenose da Valva Aórtica consiste na obstrução à saída do sangue do coração localizada na valva aórtica, apesar de poder ocorrer também, acima ou abaixo da mesma. As principais causas da estenose aórtica são: um defeito congênito chamado valva aórtica bicúspide com calcificação sobreposta, calcificação da valva anatomicamente normal e doença reumática.

SINTOMAS
Os sintomas mais comuns são falta de ar aos esforços, dor no peito, desmaio ou tontura.


EXAMES
O Ecocardiograma transtorácico é o exame padrão para o diagnóstico da estenose aórtica.


QUANDO E COMO TRATAR
Um fator importante no tratamento de adultos com estenose aórtica é a instrução do paciente a respeito do curso da doença e dos sintomas típicos. Os pacientes devem ser orientados a informar imediatamente o desenvolvimento de qualquer sintoma possivelmente relacionado a estenose aórtica. O uso de remédios não vai interferir na progressão da doença, e quando a obstrução se torna grave, o ideal é o tratamento cirúrgico o qual existem várias modalidades.


MEU FAMILIAR PODE ADQUIRIR?
Existe a possibilidade de uma predisposição familiar ao surgimento da estenose aórtica, como no caso da valva aórtica com defeito congênito bicúspide. A existência de agregados familiares com estenose aórtica calcificada também tem sido descrita, sugerindo uma possível predisposição genética para calcificação valvar.

Contato

Pelo e-mail atendimento@quantamn.com.br

ou pelo telefone 41 3362-9778

Endreço

Rua Almirante Tamandaré, 1000
Alto da XV - Curitiba/PR

Telefone

41 3362-9778